Informação
sobre i-Size

i-Size
A nova norma de homologação das cadeiras auto.

i-Size é uma norma de homologação de cadeiras auto para crianças que vigora em simultâneo com a norma ECE R44/04, mais antiga. O objetivo da norma i-Size é tornar mais fácil para os pais, a escolha da cadeira auto adequada para o seu filho. A norma i-Size faz parte da diretiva UN ECE R129. Trata-se  de um regulamento UN para todos os países, projetado para melhorar os sistemas de retenção das crianças e desenvolvido pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE). Os respetivos regulamentos e normas definem os padrões de segurança infantil.

Até nova indicação, a norma ECE R129 deverá vigorar paralelamente à norma ECE R44/04. Existem no entanto, diferenças significativas entre as duas normas:

ECE R44/04

  • Classificação por Grupos, relativos ao peso das crianças
  • Instalação no sentido da marcha a partir dos 9 kg de peso

 

i-Size (ECE R129)

  • Classificação por altura e idade das crianças
  • Transporte no sentido inverso à marcha obrigatório até aos 15 meses de idade
  • Maior proteção contra impactos laterais (os teste de homologação incluem impactos laterais)
  • Correspondência mais fácil entre as cadeiras auto e os bancos do veículo: as cadeiras i-Size são adequadas para veículos que incluem sinalização respetiva.

Porquê a norma i-Size?

Geralmente, os pais mudam de cadeira auto para um modelo maior, demasiado cedo. O risco de lesões na cabeça e no pescoço das crianças pequenas, aumenta como resultado dessa mudança prematura, trocando uma cadeira instalada no sentido inverso à marcha por outra que se instala no sentido da marcha (voltada para a frente). A norma i-Size promove o uso do sistema ISOFIX e estipula que as crianças devem ser transportadas no sentido inverso à marcha obrigatoriamente até os 15 meses de idade. Além disso, a norma determina um padrão elevado de proteção contra impactos laterais, que não é imposto pela norma ECE R44/04. Na RECARO, recomendamos que o seu filho viaje no sentido inverso à marcha durante o período mais longo possível. Dessa forma, estará a oferecer ao seu filho o mais alto nível de proteção em caso de acidente.

 

Fase 1

A primeira fase da norma ECE R129 (i-Size) entrou em vigor em 2013 e abrange cadeiras auto adequadas para crianças desde o nascimento até aos 105 cm de altura - conforme o regulamento i-Size. Indica que todas as crianças devem ser retidas com um arnês e as cadeiras auto instaladas no veículo de duas formas - com ISOFIX e Top Tether (correia superior) ou ISOFIX e perna de apoio.

 Fase 2

Na segunda fase, implementada em 2017, a norma ECE R129 (i-Size) foi ampliada e permite o uso de assentos elevatórios, adequados para crianças com altura entre 100 e 150 cm, instalados usando o cinto de segurança de 3 pontos do veículo e opcionalmente, usando ISOFIX. No entanto, os assentos elevatórios aprovados pela ECE R44/04 podem continuar a ser usados ​​sem hesitação.

 Fase 3

A terceira fase da norma i-Size determina como as cadeiras auto devem ser fixadas, usando o cinto de segurança integrado no veículo e sem ISOFIX. Este regulamento refere-se a crianças desde o nascimento até uma altura de 105 cm. Os assentos elevatórios sem encosto são permitidos apenas para crianças com peso igual ou superior a 22 kg e altura igual ou superior a 1,25 m.

O que significa a norma i-Size para as cadeiras auto RECARO?

Todas as cadeiras auto RECARO foram desenvolvidas de acordo com padrões de segurança extremamente elevados. Os nossos resultados muito bons, atribuídos pela Stiftung Warentest (organização alemã de testes de bens de consumo) e pela ADAC mostram que o cumprimento da norma ECE R129 não é absolutamente essencial para a máxima segurança. No entanto, o RECARO apoia explicitamente o regulamento i-Size. As nossas cadeiras auto estão equipadas com sistemas de proteção lateral avançada (ASP) e ficam regularmente abaixo dos limites críticos durante os testes de colisão lateral. Com as cadeiras auto RECARO instaladas no sentido inverso à marcha, as crianças podem ser transportadas nesse sentido até os 15 meses de idade. Ao comprar uma cadeira auto, os pais podem escolher entre cadeiras aprovadas pela norma i-Size (ECE R129) ou pela norma ECE R44/04.

Além das cadeiras auto i-Size, os veículos com bancos compatíveis i-Size estão a ser desenvolvidos e disponibilizados pela indústria automóvel. No entanto, ao contrário do ISOFIX, o i-Size não é obrigatório para os fabricantes de veículos. A instalação de cadeiras auto i-Size em veículos com bancos compatíveis i-Size é imediatamente possível; noutros veículos sem compatibilidade i-Size, mas compatíveis com o sistema ISOFIX, as informações sobre a instalação podem ser encontradas na lista de Compatibilidade RECARO.

 

Contacto com especialistas

Temos todo o prazer em responder às suas perguntas sobre os nossos produtos ou sobre a marca RECARO.

Por favor use o nosso formulário de contacto para colocar as suas questões.

Poderá também contactar-nos por telefone, através do número: +39 (0) 245467-740.